V - Administrando o SIDOF
4. Administrar Fluxos
4.1. Criando / editando / excluindo fluxos
O Administrador do Sistema é o responsável pela criação, edição e exclusão dos fluxos.
a) LISTAR FLUXOS CADASTRADOS
b) CRIAR NOVO FLUXO
Para criar um fluxo, deve-se clicar na opção "Novo Fluxo ". Em seguida, o sistema apresentará a seguinte tela:
Os campos a serem preenchidos são:
- Nome;
- Descrição;
- Lista de transições que compõem o fluxo, mostrando: Origem, Ação, Destino e Condições. É possível excluir cada item da lista (ver item D). São disponibilizadas opções de pesquisa e exibição dos itens da lista:
Transições: Classificar por - selecionar entre: Fluxo Origem, Etapa Origem, Estado Inicial, Ação, Fluxo Destino, Etapa Destino, Estado Final;
Transições: Pesquisar por Origem - selecionar Estado e Etapa a serem pesquisados;
Transições: Pesquisar por Ação - selecionar Ação a ser pesquisada;
Transições: Pesquisar por Destino - selecionar Estado, Etapa e Fluxo a serem pesquisados.
A opção "Nova Transição" permite criar uma transição no fluxo (ver item C).
Para gravar o novo fluxo, deve-se selecionar a opção "Salvar Fluxo ". Caso não se deseje gravar o novo fluxo, selecionar "Cancelar".
c) CRIAR NOVA TRANSIÇÃO
Para criar uma transição, deve-se clicar na opção "Nova transição". Em seguida, o sistema apresentará a seguinte tela:
O campo "Fluxo Origem" já vem preenchido.
Os campos a serem preenchidos são:
- Etapa origem - selecionar uma das etapas cadastradas;
- Estado inicial - selecionar um dos estados cadastrados;
- Ação - selecionar uma das ações cadastradas;
- Fluxo destino - selecionar um dos fluxos cadastrados;
- Etapa destino - selecionar uma das etapas cadastradas;
- Estado final - selecionar um dos estados cadastrados;
- Condições que influenciam a transição:
Tipo documento - selecionar entre: Parlamentar, Não-Parlamentar;
Distribuição documento - selecionar entre: Individual, Conjunto;
Possui consultoria jurídica - selecionar entre: Sim, Não;
Tramita no fluxo Autor - selecionar entre: Sim, Não;
Parecer Jurídico obrigatório - selecionar entre: Sim, Não;
Parecer Jurídico preenchido - selecionar entre: Sim, Não;
Houve recusa - selecionar entre: Sim, Não;
Falta manifestação - selecionar entre: Sim, Não;
Distribuição SAG - selecionar entre: Sim, Não;
Ratificar referendas - selecionar entre: Sim, Não.
Para gravar a nova transição, deve-se selecionar a opção "Salvar Transição". Caso não se deseje gravar a transição, selecionar "Cancelar".
d) EXCLUIR TRANSIÇÃO
Deve-se clicar no ícone [] na lista de transições. O sistema apresentará a seguinte tela:
Para excluir a transição, selecionar "Confirmar". Para desistir da exclusão, selecionar "Cancelar".
e) EDITAR UM FLUXO CADASTRADO
Deve-se clicar no ícone [] na lista de fluxos. O sistema apresentará a seguinte tela:
São disponibilizados os campos:
- Nome;
- Descrição;
- Lista de transições que compõem o fluxo, mostrando: Origem, Ação, Destino e Condições. É possível excluir cada item da lista (ver item D). São disponibilizadas opções de pesquisa e exibição dos itens da lista:
Transições: Classificar por - selecionar entre: Fluxo Origem, Etapa Origem, Estado Inicial, Ação, Fluxo Destino, Etapa Destino, Estado Final;
Transições: Pesquisar por Origem - selecionar Estado e Etapa a serem pesquisados;
Transições: Pesquisar por Ação - selecionar Ação a ser pesquisada;
Transições: Pesquisar por Destino - selecionar Estado, Etapa e Fluxo a serem pesquisados.
A opção "Nova Transição" permite criar uma transição no fluxo (ver item C).
Para gravar as alterações no fluxo, deve-se selecionar a opção "Salvar Fluxo ". Caso não se queira gravar as alterações, selecionar "Cancelar".
f) EXCLUIR FLUXO
Deve-se clicar no ícone [] na lista de fluxos. O sistema apresentará a seguinte tela:
Para excluir o fluxo, selecionar "Confirmar". Para desistir da exclusão, selecionar "Cancelar".