IV - Operando com o SIDOF
3. Menus, Botões e Ícones
3.2. Botões
a) EDIÇÃO/VISUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS SIDOF
Dependendo da função acessada, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
Editar documento Permite que o usuário edite as informações do documento SIDOF. |
![]() |
Fechar documento Fecha o formulário de edição do documento SIDOF. Exibe mensagem para confirmação da gravação do documento SIDOF. |
![]() |
Salvar documento Grava o documento SIDOF. Exibe mensagem para confirmação da operação. |
![]() |
Tornar documento visível PR Torna o documento SIDOF visível à Presidência da República. |
![]() |
Cancelar visibilidade PR Cancela a visibilidade do documento SIDOF à Presidência da República. |
![]() |
Apagar documento Exclui o documento SIDOF do sistema. |
![]() |
Intervir Permite uma intervenção no documento SIDOF, retirando-o do fluxo em que se encontra. Exibe mensagem para confirmação da operação. |
![]() |
Devolver para alteração Devolve o documento SIDOF para a etapa de inserção/alteração do documento. |
![]() |
Encaminhar para Co-Autor Encaminha o documento SIDOF para ministério co-autor. |
![]() |
Encaminhar Encaminha o documento SIDOF para a próxima etapa/destino no fluxo. |
![]() |
Assinar e Encaminhar Assinar digitalmente o documento e encaminhar para a próxima etapa/destino no fluxo. |
![]() |
Resgatar Documento Permite resgatar um documento que esteja no fluxo do Ministério Co-Autor. |
![]() |
Recusar Documento Permite a recusa de um documento pelo Ministério Co-Autor, pelo Ministro-chefe da Casa Civil, ou pelo Presidente da República. |
![]() |
Encaminhar para Presidência da República Enviar documento para a Presidência da República, após todo o trâmite pelos fluxos Autor e Co-Autor. |
b) COMPONENTE DE PESQUISA EM LISTAGENS
Dependendo da função acessada, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
Realiza uma pesquisa nos dados exibidos, exibindo somente os registros que satisfaçam aos critérios informados. |
![]() |
Limpa os critérios de pesquisa, reexibindo todos os registros disponíveis. |
c) EDIÇÃO/VISUALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS
Dependendo da função acessada, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
º Insere o caracter de ordinal (º) no texto da epígrafe. |
![]() |
Salvar e Fechar Encerra a edição do documento, gravando todas as alterações realizadas. |
![]() |
Fechar Encerra a edição do documento, descartando todas as alterações realizadas. |
d) ADMINISTRAÇÃO DE TABELAS AUXILIARES
Dependendo da tabela e da função acessadas, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
Novo Órgão A partir da listagem de órgãos, abre um formulário com os campos necessários para a criação de um novo órgão. |
![]() |
Novo Perfil A partir da listagem de perfis, abre um formulário com os campos necessários para a criação de um novo perfil de usuário. |
![]() |
Adicionar No formulário de criação/edição de perfis, cria uma associação entre uma etapa e um estado onde o perfil atua. As etapas disponíveis para seleção dependem das permissões ora concedidas ao perfil. Os estados disponíveis para seleção dependem da etapa ora selecionada. |
![]() |
Novo Fluxo A partir da listagem de fluxos, abre um formulário com os campos necessários para a criação de um novo fluxo. |
![]() |
Nova Transição A partir do formulário de criação/edição de fluxos, abre um formulário com os campos necessários para a criação de uma nova transição. |
![]() |
Salvar Fluxo Gravas as informações editadas do fluxo no banco de dados. |
![]() |
Salvar Transição Grava as informações editadas da transição no banco de dados. |
![]() |
Incluir A partir da listagem de tipos de documento SIDOF, abre um formulário com os campos necessários para a criação de um novo tipo de documento SIDOF. |
![]() |
Associar Tipo Documento A partir do formulário de criação/edição de tipo de documento SIDOF, abre um formulário com os campos necessários para a configuração de um documento a ser associado ao tipo de documento SIDOF em questão. |
![]() |
Associar Grava as informações editadas da associação do tipo de documento no banco de dados. |
![]() |
Salvar Grava as informações editadas no banco de dados. |
![]() |
Cancelar Nos formulários de inclusão/edição de registros, descarta os dados informados. Nas listagena de registros, retorna para a tela inicial do usuário. |
e) ADMINISTRAÇÃO DE USUÁRIOS
Dependendo da função acessada, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
Escrever mail para Todos A partir da listagem de usuários logados, abre o formulário de envio de mail. |
![]() |
Enviar mail No formulário de envio de mail, envia a mensagem desejada para os destinatários listados. |
![]() |
Salvar Usuário Grava os dados editados do usuário no banco de dados do SIDOF. |
![]() |
Editar Perfis A partir do formulário de edição dos dados do usuário, abre um formulário com a listagem de perfis relacionados ao usuário editado. |
![]() |
Voltar No formulário de edição dos dados do usuário, é usado para se descartar as alterações realizadas, tornando a exibir a listagem de usuários cadastrados. |
![]() |
Alterar No formulário de visualização dos dados do usuário, alterna para o formulário de edição dos dados do uauário. |
![]() |
Salvar Perfil Grava as informações de perfil editadas no banco de dados. |
![]() |
Novo Perfil Na listagem de perfis do usuário, exibe campos para que se informem os dados do perfil e se selecionem as permissões extras do usuário. |
![]() |
Cancelar Nos formulários de inclusão/edição de registros, descarta os dados informados. |
![]() |
Selecionar/Remover perfis Seleciona as permissões extras a que o usuário tem acesso, a partir de uma lista de permissões disponíveis. |
f) ADMINISTRAÇÃO DE SOLICITAÇÕES
Dependendo da função acessada, alguns dos botões a seguir podem estar desabilitados.
![]() |
Efetivar Inclusão No formulário de visualização dos dados da solicitação de inclusão, aceita a inclusão do usuário no SIDOF. |
![]() |
Rejeitar Inclusão No formulário de visualização dos dados da solicitação de inclusão, rejeita a inclusão do usuário no SIDOF. |
![]() |
Efetivar Exclusão No formulário de visualização dos dados da solicitação de exclusão, aceita a exclusão do usuário do SIDOF. |
![]() |
Voltar No formulário de exibição dos dados do usuário, é usado para tornar a exibir a lista de inclusões/exclusões pendentes. |